24 de Abril - A Sakuras agora é acessível para surdos!

Por Lana Duarte e Jessyka Maia de Souza

Ontem, dia 24 de Abril, foi o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)! A data vem da chamada "Lei da Libras", publicada em 2002, que reconhece a importância da língua de sinais, garante formas de oficializar e difundir seu uso pelo país, e legitima a Libras como segunda língua oficial do Brasil!

A Libras é a língua materna (isto é, primeira a ser aprendida) do surdo brasileiro e por isso é importante disponibilizar nosso conteúdo nela também. A partir de agora, as nossas programações serão acessíveis em Libras, e vamos nos esforçar para que Português e Libras andem lado a lado em nossas produções.

Para anunciar isto e também para celebrar a data de hoje, nossa Tradutora e Intérprete de Língua de Sinais (TILS), Jessyka, trouxe algumas informações gerais sobre a Libras no próprio idioma (com legendas em português) em nosso canal do YouTube! Você pode ver o vídeo aqui.

Aliás, não é só por ser da nossa equipe não, mas Jessyka "suuhgetsu" produz conteúdo de jogos em Libras desde 2017 e é Tradutora e Intérprete de Libras focada em Esports, então vale à pena dar uma olhada no que ela faz!

Nos Esports, a acessibilidade para surdos está ainda num estágio muito inicial, sendo buscada através de iniciativas esparsas, mas fortes e relevantes, como a Liga dos Surdos, criada em 2019 (que aliás tem uma equipe feminina como participante, alô Witch Squad Gaming!).

A Sakuras trabalha constantemente para provar que os games podem e devem ser acessível não só às mulheres, mas a quaisquer outras minorias, e portanto estamos todas ansiosas com esta expansão linguística.

Convidamos você a acompanhar a nossa trajetória e nosso conteúdo! Tem muitas coisas vindo por aí.