Semana Gamer: Black Desert Online - Conheça mais!

Amado por muitos, mas também alvo de críticas e assunto de algumas polêmicas, o Black Desert Online (BDO) é um MMORPG de mundo aberto, mas é aberto mesmo ‒ raramente você verá telas de carregamento, o que ajuda bastante na imersão, porque pra onde você anda, tem mapa. Isso reflete muito bem a imensidão do jogo, que é para PC e oferece aos jogadores uma quantidade incrível de recursos, atributos e possibilidades.

Nesta Semana Gamer do mês de Maio, a Sakuras Esports trará a vocês bastante conteúdo sobre o BDO para incentivá-las a experimentar esse universo e assim aumentar a presença feminina nele, que é o foco dessa nossa programação mensal. Vem aí muita coisa legal, como dicas de qual versão jogar, resenhas, visão geral de alguns recursos muito interessantes, e até um pouquinho de gameplay para mostrar tudo na prática. Fiquem ligados no nosso conteúdo nos próximos dias! Quanto a hoje, iremos apresentar o game de uma forma geral, pra ver se já te bate aquela vontade de mergulhar neste mundo.


Versões e preços

O jogo foi desenvolvido pela empresa coreana Pearl Abyss, o jogo foi publicado primeiro na Coréia do Sul, Japão e Rússia em 2015, lançando na América do Norte e Europa no ano seguinte, e chegando na América do Sul apenas em 2017. Uma versão mobile foi lançada em Dezembro de 2019 para o mundo todo, e falaremos mais dela no nosso terceiro dia de programação, na quarta-feira, 13/05.

Há também versões para Xbox One e PlayStation 4 (chamadas apenas de Black Desert), que foram lançadas em 2019. Fora isso, a Pearl Abyss começou em 2018 a trabalhar numa pré-sequência de BDO, Crimson Desert, mas depois decidiram que seria um jogo diferente, retirando-o da linha do tempo da história. Crimson Desert ainda não tem previsão de lançamento.

Atualmente, Black Desert Online custa quase 18 reais. Ele pode ser jogado em uma de duas versões: a normal, que roda com os requisitos mínimos informados pela Steam, e a remasterizada, que é para máquinas mais potentes. Ao comprar o jogo na Steam, as duas versões vêm juntas e você escolhe ingame qual será iniciada. Amanhã, dia 12/05, tratemos mais detalhes sobre a diferença entre essas duas versões, então fiquem ligadas!

E agora que a parte chata já foi explicada, vamos apresentar os recursos de BDO e deixar você decidir por si mesma se vale à pena ter esse maravilhoso game na sua biblioteca!


Fonte: Le Pop.

O mundo de Black Desert

Além de personagens altamente customizáveis, gráficos incríveis e 19 classes para você escolher, o jogo também apresenta um sistema local de temperatura (calor, frio) e global de clima (como tufões). Se isso ainda não é o suficiente, tem mais: você pode capturar e domesticar cavalos selvagens, cruzá-los para obter atributos melhores, e dar nome aos seus cavalos, que têm HP, stamina, armaduras e habilidades individuais; tem sistema de fazenda pra quem gosta de cultivar e colher plantas, mas se essa não é sua praia, você também pode caçar, pescar, craftar, velejar, ser um alquimista... Esses sistemas fazem partes das profissões, ou Life Skills, e os jogadores podem inclusive abandonar totalmente a lore, as quests e o combate e se focar apenas nessas habilidades.

Mas se você não quer abandonar as quests pois seu negócio mesmo é a pancadaria, vai se apaixonar pelo sistema de combate do BDO: ele é sensível quanto à região onde você atinge seu inimigo, algo que não vemos em outros MMORPGs, então você causa muito mais dano se atingir as costas de seu oponente. E nem começamos a falar dos combos, que não levam muito tempo para aprender e pegar o jeito ‒ a união dos gráficos maravilhosos com o seu dano traz muita gratificação e diversão quanto seu combo começar a varrer os monstros. Traremos mais informações sobre o PVP do jogo, bem como suas arenas, guilds e guerras, no nosso quarto dia, na quinta-feira, 14/05.

É claro que seus equipamentos influenciam bastante na quantidade de dano causada e recebida. Suas roupas e armaduras podem ser encantadas com materiais específicos, mas conforme seus itens vão subindo de nível, você tem mais chances de falhar ao fortalecê-los (gastando XP e materiais à toa) ou mesmo quebrá-los. Alternativamente, você pode comprar equipamentos já encantados no mercado do jogo, mas mesmo assim, geralmente são bem raros (e caros!). Apesar disso, o esforço dos jogadores é recompensado, porque a evolução do seu personagem através dos itens é bastante perceptível no próximo combate.



Também não dá pra não falar do Black Spirit, ou Espírito Negro, que é o seu companheiro e guia durante toda a sua jornada no game. Ele começa como uma fumacinha negra flutuante com olhinhos vermelhos, bem fofo. Assim como você, o Espírito Negro vai evoluindo conforme seu progresso em missões e lugares pelo mundo. Ele te dá dicas, quests, encanta seus itens, entre outros recursos.

Semana Gamer: Black Desert Online

São diversas possibilidades, e o BDO não te obriga a tomar nenhum caminho específico. Você pode se focar completamente às quests, às suas Life Skills, ao PVP, ao PVE, ou alternar entre estes e quaisquer outros recursos. Você pode fazer o que você quiser.

Esta visão geral e breve foi só o primeiro dia da nossa programação de Black Desert Online. Lembrando que esta semana ainda promete comparação da Versão Normal X Versão Remasterizada, uma resenha da versão mobile, uma abordagem mais profunda do PVP, e uma gameplay pra trazer um pouco do lado prático. Obrigada por terem dado uma olhada no nosso conteúdo hoje e, se você se interessou um pouquinho pelo game, fiquem ligados na nossa programação essa semana!

Fontes: BDO Wiki; Valkios MMORPG; Ghostz.


Esse conteúdo faz parte da Semana Gamer, programação mensal da Sakuras Esports onde apresentamos um jogo visando incentivar as mulheres a jogarem ou se aprofundarem nele. Estamos engajadas em aprimorar a participação e profissionalização feminina em todos os games e contamos com o seu apoio e feedback para continuarmos melhorando e ajudando mais e mais mulheres a não desistirem de seus sonhos.